Galeria
O que são antiespumantes alimentares?
Antiespumantes alimentares são compostos químicos e naturais usados para prevenir ou reduzir a espuma em alimentos e bebidas. Os antiespumantes são especificamente adicionados para controlar a formação de bolhas de ar, vapor de água e gases em produtos alimentícios. Eles podem ser naturais, sintéticos ou obtidos a partir de uma mistura de ambos. A quantidade certa e o tipo certo de antiespumante podem ajudar a melhorar a qualidade de um alimento e também o seu sabor.
Como funcionam os antiespumantes alimentares
Os antiespumantes alimentares são soluções concentradas. Geralmente, são adicionados aos alimentos em quantidades minúsculas, adequados para uso em produtos alimentícios. Quando adicionados ao alimento, adsorvem a água e eliminam o ar e o vapor de água das bolhas de ar presentes no alimento, formando um filme fino sobre elas, reduzindo assim as bolhas de ar e a espuma. Além disso, os antiespumantes também ajudam a estabilizar a espuma. Alguns dos antiespumantes mais comuns encontrados em alimentos são a glicerina, a lecitina e os ácidos graxos.
Vantagens do uso de antiespumantes alimentares
- Evitam o surgimento de bolhas de ar e espuma desagradável nos alimentos;
- Ajudam a melhorar o gosto e a textura;
- Reduzem o desperdício de alimentos e bebidas, já que prolongam a vida útil dos produtos;
- Ajudam a controlar a viscosidade, evitando o endurecimento ou a líquida;
- Melhoram a estabilidade dos produtos alimentícios;
- Eliminam a necessidade de adição de produtos químicos na formulação.
A utilização de antiespumantes alimentares pode ser a solução para melhor a qualidade dos produtos alimentícios. A Libero Químicos e Ingredientes é especialista no segmento, sendo a melhor parceira para os seus projetos químicos. Fale conosco para saber como podemos ajudá-lo.